Pessoas com insônia têm dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo, ou não se sentem descansadas ao acordar. A insônia não tem a ver com o número de horas de sono que uma pessoa dorme. Todo mundo precisa de uma quantidade diferente de sono.
A insônia de curto prazo ocorre quando uma pessoa tem dificuldade para dormir por alguns dias ou semanas. Isso geralmente está relacionado ao estresse temporário e geralmente melhora por conta própria. A insônia de longo prazo ou “crônica” ocorre quando os problemas de sono duram 3 meses ou mais.
Pessoas com insônia frequentemente:
Esses sintomas podem ser tão graves que afetam os relacionamentos ou a vida profissional de uma pessoa. Eles podem acontecer mesmo em pessoas que parecem dormir horas suficientes.
Sim. Se você tem insônia e isso o incomoda, consulte seu médico. Eles podem ter sugestões sobre como tratar o problema.
Depende. Se a sua insônia estiver relacionada ao estresse, à dor ou a um problema médico, tratar esse problema pode ajudá-lo a dormir melhor. Se você tem insônia crônica, ou seja, insônia que dura mais de 3 meses, existem tratamentos específicos que podem ajudar. Eles incluem:
Parte do tratamento é aprender sobre “higiene do sono”. Essas coisas também podem ser úteis para pessoas que não têm insônia crônica, mas às vezes têm dificuldade para dormir. Ter uma boa higiene do sono significa que você:
Não, não use álcool como auxílio para dormir. Embora o álcool deixe você com sono no início, ele atrapalha o sono mais tarde.