O rastreio é uma forma pela qual os médicos verificam os pulmões em busca de sinais precoces de câncer em pessoas que não apresentam sintomas. O objetivo do rastreamento é detectar o câncer de pulmão precocemente, antes que ele tenha a chance de crescer, se espalhar ou causar problemas.
Os médicos sugerem o rastreio para certas pessoas que apresentam alto risco de cancro do pulmão porque fumam ou costumavam fumar. Embora o rastreio não seja provavelmente útil para todos os que fumam, os médicos pensam que pode ajudar a prevenir mortes por câncer de pulmão em pessoas que fumam muito ou que fumaram durante muitos anos (mesmo que já tenham parado).
Uma tomografia computadorizada de baixa dose usa muito menos radiação do que uma tomografia computadorizada típica e mostra uma imagem mais detalhada dos pulmões sendo ferramentas de triagem úteis para algumas pessoas com alto risco de câncer de pulmão.
A melhor maneira de diminuir suas chances de contrair ou morrer de câncer de pulmão é parar de fumar. Não importa quanto ou há quanto tempo você fuma, parar é uma boa ideia. Parar agora reduzirá suas chances não apenas de problemas pulmonares, mas também de doenças cardíacas e muitas formas de câncer
Para algumas pessoas com histórico de tabagismo intenso ou longo, o rastreamento pode salvar vidas. Se as três afirmações a seguir forem verdadeiras para você, pergunte ao seu médico sobre o rastreamento:
●Você tem entre 50 e 80 anos.
●Você fumou uma quantidade igual a pelo menos 1 maço por dia durante 20 anos (por exemplo, 2 maços por dia durante 10 anos).
●Você ainda fuma agora ou parou de fumar nos últimos 15 anos.
Além do seu histórico de tabagismo, a decisão de fazer o rastreamento também deve considerar o seguinte:
●Sua saúde geral – Pense se sua saúde é boa o suficiente para receber tratamento se o exame mostrar que você tem câncer. Seu médico pode ajudá-lo a responder isso. Se a sua saúde geral for fraca, o rastreio câncer do pulmão pode não ser recomendado.
O principal benefício do rastreio é que ajuda os médicos a detectar o cancer precocemente, quando normalmente é mais fácil de tratar.